quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Praga em rede social "seqüestrava" usuários
Uma brecha na rede social Orkut levava internautas a figurarem, sem querer, na comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut". Para entrar na comunidade, que chegou a ter 700 mil integrantes, bastava acessar a página de recados de alguém que já tivesse sido infectado. A brecha já foi corrigida.
A "brincadeira" foi criada pelo usuário que se identificou como Rodrigo Lacerda, dono da comunidade. Autor da praga, ele conta no seu blog que não queria causar nenhum mal, nem roubar dados de ninguém, apenas queria ver o potencial de estrago caso isso fosse usado para maus propósitos.
Os scraps utilizados foram: "Feliz natal para vc!", "Tenha uma otima semana =)", "2008 vem ai... que ele comece mto bem para vc", "Boas festas de final de ano", de acordo com o autor.
Rodrigo explica em seu blog como a brincadeira foi criada. Leia um trecho:
"Eu pensava em construir algo que se espalhasse pelo orkut e eu conseguisse roubar o maior número possível de perfis, mas eu não entendia nada de javascript, e antes que pudesse estudar algo, a falha foi corrigida. Hoje eu tenho um nível razoável com a linguagem, e vi que era novamente possível colocar a idéia em prática, mas não para roubar nem prejudicar ninguém, e sim para ver que proporção isso poderia tomar se fosse usado para o mal. A idéia era divulgar um scrap com um link para o Blog do CTRL+C, mas como já falei, desisti da idéia, poderia negativar a imagem do blog. Resolvi então criar a comunidade Infectados pelo Vírus do Orkut e fazer as pessoas entrarem nela e espalhar o código por ai. Funciona assim:
- Você lê o scrap com o código- Ele injeta um código javascript no seu navegador- O código faz você entrar na comunidade- Coleta a sua lista de amigos- Envia o recado com o código para elesE assim tudo vai se espalhando, como um vírus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário